O MICA2013 - Movimento Independente do Concelho de Almeirim é formado por um Grupo de Cidadãos Eleitores, que se constituiu para disputar as Eleições Autárquicas de 2009, nas quais obteve 11 mandatos nos diversos Órgãos Autárquicos, representando cerca de 20% da população do Concelho.

Em 2013 o MICA volta a apresentar um alternativa séria e totalmente independentes, a todos os órgãos municipais e de freguesias.

Este é o meio oficial de divulgação das nossas acções tanto a nível dos trabalhos desenvolvidos pelos eleitos nos diversos órgãos como de todas a actividades, iniciativas e comunicados inerentes à campanha eleitoral nas autárquicas de 2013

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reunião de Câmara e 01 de Outubro de 2012–Resumo

Nuno Fazenda

 

Nuno Pinhão Fazenda (Eng.º)

Vereador Municipal

 

RESUMO

Reunião de Câmara Ordinária

01 de Outubro de 2012


Na presente reunião, Sessão Pública, estiveram presentes os Vereadores do MICA, da CDU e 4 Vereadores do PS.

Foram acrescentados novos pontos e alíneas à ordem de trabalhos. Assim a alteração solicitada deu origem aos Pontos 6A e 6B (discutidos e aprovados em conjunto), Pontos 7A e 7B (discutidos e aprovados em conjunto), Ponto 8, Ponto 9 e Ponto 10.

2

clip_image002

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

3

clip_image004

Aquando da discussão deste ponto questionei quais os critérios para atribuição dos prémios, onde o vereador José Carlos mencionou que 90% tinha em conta as notas dos alunos e 10% uma avaliação do companheirismo do aluno na sua actividade social e relacionamento com os colegas.

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

4

clip_image006

Questionei se para alguma das 19 propostas de prestação/aquisição de serviços apresentados tinha sido solicitado orçamento a outra empresa para além da indicada para apreciação. Foi-me confirmado que não houve consulta ao mercado para a aquisição dos respectivos serviços.

Questionei ainda o facto de existir adjudicado à mesma empresa uma verba de 3.075 euros para confragem e desconfragem no bar Clorofila e uma verba de 4.551 euros para aplicação de betão e ferro no bar Clorofila. Trata-se de dois ajustes directos, quando deveria representar apenas um, o qual sendo à mesma empresa, viola o limite (5.000 euros) dos Ajustes Directos Simplificados. Relativamente a este facto foi justificado pelo vereador Pedro Ribeiro que se tratava de um erro na indicação da obra para aplicação do betão.

O meu voto foi contra, tendo por base a minha posição (a qual manifesto em todas as reuniões) relativamente à forma como se deve proceder na contratação pública para ajustes directos simplificados (ver exposição apresentada na Reunião de Câmara de 2/07/2012 - Período Antes da Ordem do Dia - PAOD).

Considero que para além da questão ética, e do entendimento das várias entidades com as quais fundamento a minha posição nesta matéria, só confrontando várias propostas de fornecedores/serviços, o executivo da CM estará habilitado a efectuar a melhor escolha, quer em termos de preço quer da qualidade do serviço, de forma a melhor servir os interesses do Município.

Para além do atrás exposto relativamente a esta matéria considero ainda que outra questão se levanta. A prática corrente de ajustes directos a algumas empresas, levam a que esta forma de contratação esteja a ser utilizada de forma incorrecta, pois para estas situações deveria ser realizado concurso público.

Votação: 2 votos contra (MICA e CDU) 4 votos a favor (PS)

5

clip_image008

Este ponto tem por base a aquisição da Prestação de Serviços com A.R. Montalvo & Associados – Sociedade de Advogados, RL.

Relativamente a este ponto mencionei que já em reuniões anteriores, (reunião de 16/07/2012) tinha questionado o relacionamento e tipo de contrato entre a CM e esta sociedade de advogados.

Este ponto da ordem de trabalhos vem confirmar a pertinência da questão colocada naquela reunião.

Questionei ainda qual a razão que levou a contratar uma sociedade de Advogados que segundo sei está sediada em Lisboa, e se não existirá no nosso concelho advogados com habilitações/competência para dar o devido seguimento aos processos entregues ou a entregar a esta sociedade.

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes

6A e 6B

clip_image010

Neste ponto foi acrescentada uma informação (6B) emitida pelo gabinete jurídico para sustentar a decisão do executivo.

Segundo o parecer jurídico apresentado a CM poderia adoptar duas soluções:

a) “….. não se vê obstáculo a que seja efectuado o pagamento da quantia em dívida…….”

b) “…. usar da maior cautela relativamente ao futuro….., poderá manter a actual atitude de aguardar pelo final do processo”.

Votação: aprovado por unanimidade dos presentes a decisão de manter “a actual a atitude e aguardar pelo fim do processo”.

7A e 7B

clip_image012

Neste ponto foi apresentado outra proposta para contratação de seguro de acidentes pessoais/individuais (7B).

O Sr. Vereador José Carlos referiu que no seguimento do seu compromisso assumido em reuniões anteriores, solicitou cotações a várias seguradoras, estando a contratação a ser adjudicada àquela que efectuou o melhor preço. Verificou-se que num dos casos existiu uma divergência de valor significativo, ou seja 198,60 euros de uma seguradora para 459,03 euros de outra.

Congratulei o Sr. Vereador pelo procedimento, pois enquadra-se na forma que o MICA tem vindo a defender aquando da contratação pública (ver ponto 4), e como se comprova através deste exemplo, a auscultação do mercado para contratação de bens ou serviços constitui a melhor forma de gerir os dinheiros públicos, com redução de custos para a CM

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes

8

“Apreciação e aprovação da adjudicação ao 3º classificado da empreitada “Requalificação da Zona Envolvente ao Centro Cívico (Casa da Cultura) de Fazendas de Almeirim, Cadisboca S.L. pelo preço de 128.779,78 euros”.

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes

9

“Atendendo que o Governo criou uma linha de crédito para ajudar as Câmaras a suportar o pagamento a terceiros…….. foi destinado a possibilidade de assumir crédito de 841.973,23 euros sob a forma de empréstimo bancário”. “Tendo em conta que a CM Almeirim tem encaminhado todas as suas disponibilidades para o cumprimento da Lei dos Compromissos e não consegue cumpri-la a 100%”. “Em cumprimento da Lei 43/2012 de 21 de Agosto complementada com a Portaria 281- A/2012, de 14 de Setembro, a CM propõe que se aproveite a possibilidade de se recorrer a esta linha de crédito, para que se possa cumprir a Lei dos compromissos e pagamentos em atraso”.

A introdução deste ponto carecia de uma análise aprofundada do Diário da República que estava anexo à Proposta (DR n.º 166 1ª série – 28 Agosto 2012) devendo este assunto ter sido apresentado aquando da publicação da Ordem de Trabalhos e não durante a reunião. Considero que a proposta apresentada estava insuficientemente fundamentada, não possuindo todas as condições que nos permitisse, aprecia-la da melhor forma.

Por exemplo não nos informava a qual dos Programas a CM estava a candidatar-se nem a razão pela qual, quando se estava a aprovar a adesão a uma linha de crédito com objectivo de liquidar dividas, no mesmo documento aparecia uma lista de obras a realizar nas freguesias, informando que as mesmas só seriam possíveis com a adesão a este programa (trata-se de um programa de financiamento para reduzir divida e não para financiar obra nova).

Este Programa tem por objectivo a regularização do pagamento de dívidas dos municípios vencidas á mais de 90 dias e destina-se a CM em desequilíbrio financeiro ou estrutural (PAEL I) ou com pagamentos em atraso (PAEL II).

Aderindo a este programa as CM têm de cumprir um Plano de Ajustamento Financeiro com redução de dívida efectiva e demonstração de racionalização da despesa corrente, optimização da despesa, etc, etc. Este plano terá que ser apresentado e aprovado em Assembleia Municipal.

Apesar da proposta, estar pouco fundamentada e ainda não ter sido apresentado o Plano Financeiro a submeter à Assembleia Municipal, o MICA não votou contra neste ponto.

Considero que a CM deve honrar atempadamente todos os seus compromissos, e que os fornecedores não podem ser penalizados pela falta de recursos da autarquia. Foi explicado durante a reunião que a CM possui inúmeros pagamentos em atraso há mais de 90 dias (não quantificado) e demonstra dificuldades para regularizar a situação, sendo esta a alternativa para o cumprimento dos mesmos.

Votação; 1 Voto Contra (CDU), 1 Abstenção (MICA), 4 Votos a favor (PS)

10

Estabelecimento de um protocolo de cooperação com o CRIAL através de compensação monetária.

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes