O MICA2013 - Movimento Independente do Concelho de Almeirim é formado por um Grupo de Cidadãos Eleitores, que se constituiu para disputar as Eleições Autárquicas de 2009, nas quais obteve 11 mandatos nos diversos Órgãos Autárquicos, representando cerca de 20% da população do Concelho.

Em 2013 o MICA volta a apresentar um alternativa séria e totalmente independentes, a todos os órgãos municipais e de freguesias.

Este é o meio oficial de divulgação das nossas acções tanto a nível dos trabalhos desenvolvidos pelos eleitos nos diversos órgãos como de todas a actividades, iniciativas e comunicados inerentes à campanha eleitoral nas autárquicas de 2013

terça-feira, 21 de julho de 2009

ALMEIRIM MICA Comunicado - 04, Partcipação cívica...



COMUNICADO - 04

Primeiro Grande Passo

A participação cívica, a ética, princípios e valores.




A política local diz respeito aos cidadãos. A participação cívica, a ética, princípios e valores, enriquece o debate, traz novas ideias e abre novas perspectivas na participação cívica e na vida política do concelho de Almeirim.



Assim temos o grato prazer de informar que o Movimento de Cidadãos de participação cívica no Concelho de Almeirim, que sob a denominação de MICA - Movimento Independente do Concelho de Almeirim, já obteve quase o dobro das assinaturas necessárias para as suas candidaturas, a todos os Órgãos Autárquicos do Concelho de Almeirim, estando já a decorrer, o envio de requerimentos para prova da capacidade eleitoral dos respectivos candidatos.



O nosso mais reconhecido agradecimento a todos os cidadãos do Concelho de Almeirim, pela espontaneidade, pelo voluntarismo e pela solidariedade que possibilitou este enorme sucesso, nesta fase de exigência legal, da nossa candidatura.



Queremos realçar o modo como na freguesia da Raposa, em apenas dois dias, se obteve a adesão da população, se preparou a respectiva lista e se avançou já para a sua formalização legal, cumprindo as exigências legais e burocráticas do movimento cívicos dos cidadãos.



Cumpriu-se deste modo, o nosso principal propósito de uma participação activa, de modo a promover um “melhor exercício da cidadania” e de “maior transparência”, aumentar a melhoria dos poderes públicos municipais através duma participação e acção construtiva para podermos exigir, e fazer mais e melhor no nosso Concelho, um desafio, sem complexos, como um estimulo ao debate aberto à sociedade e sobretudo, como se pode e deve envolver os cidadãos nos processos decisórios e da organização estruturante do nosso Concelho, não nos limitando a “ apontar o dedo”, mas a participar efectivamente na defesa dos interesses municipais que conduzirá, no próximo de 11 de Outubro, de acordo com a legitima vontade da população do Concelho de Almeirim, a uma nova esperança que fará emergir um Concelho ainda mais forte e de acordo com os interesses da sua população.



A todos aqueles que gostariam, ainda de subscrever a nossa candidatura, informo que o poderão fazer até ao final do mês de Julho.



Não podemos deixar de lamentar no entanto, que num quadro de relacionamento que deveria “ser de aceitação das regras democráticas”, uma atitude de um comportamento pouco saudável e insensato prosseguido por alguns.



Estamos a falar de gente sem memória, sem princípios e sem valores que não respeitam as funções politicas que exercem, demonstrando uma incapacidade notória de conviver com as regras da democracia.



Na altura própria terão a devida resposta.



BASTA! ESTÁ NA HORA DE MUDAR.



JUNTOS VAMOS CONSEGUIR MUDAR ALMEIRIM!



Almeirim, 21 de Julho de 2009

Francisco Manuel Maurício do Rosário