O MICA2013 - Movimento Independente do Concelho de Almeirim é formado por um Grupo de Cidadãos Eleitores, que se constituiu para disputar as Eleições Autárquicas de 2009, nas quais obteve 11 mandatos nos diversos Órgãos Autárquicos, representando cerca de 20% da população do Concelho.

Em 2013 o MICA volta a apresentar um alternativa séria e totalmente independentes, a todos os órgãos municipais e de freguesias.

Este é o meio oficial de divulgação das nossas acções tanto a nível dos trabalhos desenvolvidos pelos eleitos nos diversos órgãos como de todas a actividades, iniciativas e comunicados inerentes à campanha eleitoral nas autárquicas de 2013

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Reunião de Câmara de 19 de Novembro de 2012–Edital + Resumo

Nuno Fazenda

Nuno Pinhão Fazenda (Eng.º)

Vereador Municipal

RESUMO da Reunião de Câmara Ordinária de 19 de Novembro de 2012

 


clip_image002

clip_image004


Na presente reunião, Sessão Pública, estiveram presentes os Vereadores do MICA, da CDU e 4 Vereadores do PS.

Por solicitação do Vereador José Carlos foi retirado o ponto 9 à ordem de trabalhos.

PAOD – Período Antes da Ordem do Dia

Antes de entrarmos nos assuntos previstos na Ordem de Trabalhos efectuei uma intervenção relacionada com o Inquérito efectuada aos funcionários da CM que foram alvo de denúncias por parte do Sr. Carlos Leandro.

Achei pertinente abordar esta matéria, pois considero que as Conclusões e Recomendações do Relatório de Inquérito reflectem textualmente o meu entendimento e devem servir de reflexão à forma como o Executivo tem actuado. Defendo vivamente que as recomendações apresentadas pelo Dr. Montalvo sejam seriamente levadas em consideração para situações futuras, razão pela qual solicitei que o ponto Conclusões e Recomendações fosse integralmente transcrito para a acta no âmbito da minha intervenção.

Pese embora as conclusões do processo apontem para o arquivo do mesmo dado não terem sido apresentadas provas das alegadas ilicitudes praticadas pelos funcionários da CM, o instrutor é bastante explicito quando afirma que “à mulher de César não basta ser séria, tem que parece-lo”. Conforme recomendação, e como forma de preservar quer o Executivo, quer os funcionários do município, “não deve a CM no futuro descurar a verificação das condições em que os trabalhadores municipais exercem as actividades privadas”.

No que respeita à forma de contratação as Recomendações são muito claras (vide dois últimos parágrafos do parecer) e vêm de encontro ao meu entendimento sobre esta matéria, o qual reiteradamente tenho manifestado em todas as reuniões de câmara - aquando da contratação deve ser realizada consulta a mais do que uma entidade, independente do valor a adjudicar.

clip_image006

clip_image008

Ordem do dia:

Ponto 2

Votação: 2 Abstenções (MICA e CDU) 4 votos a favor (PS)

Ponto 3

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

Pontos 4, 5 e 6

Estes pontos foram votados em simultâneo

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

Ponto 7

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

Ponto 8

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

Ponto 9

Ponto retirado da ordem de trabalhos

Ponto 10

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

Ponto 11

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

Ponto 12

Votação: Aprovado por unanimidade dos presentes.

Ponto 13

Questionei se para alguma das 19 propostas de prestação/aquisição de serviços apresentados tinha sido solicitado orçamento a outras empresas para além das indicadas para apreciação. Foi-me confirmado que não houve consulta ao mercado para a aquisição dos respectivos serviços.

Questionei ainda a adjudicação do serviço de limpeza do Edifício dos Paços do Concelho à empresa São Bernardo pelo valor de 4.013,21 euros. Ainda na reunião anterior (ver reunião 5/11/2012) tinha sido apresentada uma adjudicação a esta mesma empresa pelo valor de 3.344,36 euros.

Em minha opinião este tipo de serviço deveria ser objecto de contratação com recurso a concurso, dado não se tratar de uma aquisição de serviço pontual, mas sim recorrente.

Tal como nas reuniões anteriores, o meu voto foi contra, tendo por base a posição que defendo relativamente à forma como se deve proceder na contratação pública para ajustes directos simplificados (ver Reunião de Câmara de 2/07/2012 - PAOD come Acta aprovada em 29/10/2012).

Esta minha posição mostrou-se hoje reforçada nas Conclusões e Recomendações (dois últimos parágrafos) apresentadas pelo Dr. Montalvo no processo de Inquérito aos funcionários do município.

Considero que para além da questão ética, e do entendimento das várias entidades com as quais fundamento a minha posição, só confrontando várias propostas de fornecedores/serviços o executivo estará habilitado a efectuar a melhor escolha, quer em termos de preço quer da qualidade do serviço, e consequentemente melhor servir os interesses do Município.

Para além do atrás exposto relativamente a esta matéria considero ainda que outra questão se levanta. A prática corrente de ajustes directos a algumas empresas, levam a que esta forma de contratação esteja a ser utilizada de forma incorrecta, pois para estas situações deveria ser realizado concurso público – caso da adjudicação à empresa São Bernardo atrás referida.

Votação: 2 votos contra (MICA e CDU) 4 votos a favor (PS)