O MICA2013 - Movimento Independente do Concelho de Almeirim é formado por um Grupo de Cidadãos Eleitores, que se constituiu para disputar as Eleições Autárquicas de 2009, nas quais obteve 11 mandatos nos diversos Órgãos Autárquicos, representando cerca de 20% da população do Concelho.

Em 2013 o MICA volta a apresentar um alternativa séria e totalmente independentes, a todos os órgãos municipais e de freguesias.

Este é o meio oficial de divulgação das nossas acções tanto a nível dos trabalhos desenvolvidos pelos eleitos nos diversos órgãos como de todas a actividades, iniciativas e comunicados inerentes à campanha eleitoral nas autárquicas de 2013

terça-feira, 5 de junho de 2012

ALMEIRIM Pedido de suspensão do mandato de Francisco Mauricio


PEDIDO SUSPENSÃO DO MANDATO DE VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMEIRIM DE FRANCISCO MAURICIO – MICA – MOVIMENTO INDEPENDENTE DE CIDADÃOS DE ALMEIRIM

Na reunião do Executivo de 4 de Junho de 2012 da Câmara Municipal de Almeirim, o vereador professor Francisco Maurício, apresentou o pedido de suspensão do seu mandato, (por motivos da sua saúde) que termina em 2013, para o qual foi eleito pelos cidadãos eleitores do concelho de Almeirim, integrado num Movimento de Cidadãos (MICA) de acordo com as exigências da Lei Eleitoral Autárquica, ainda em vigor no nosso País.
No reconhecimento do trabalho autárquico desenvolvido, na defesa dos interesses públicos dos cidadãos do Município de Almeirim, assumindo sempre as suas opiniões, apresentando as suas ideias como uma opção de participação activa e um direito de exercício de cidadania activa, desde o primeiro momento pugnou na afirmação de que aos autarcas é exigido não só o rigor e a transparência nas suas actividades, como o dever em matéria de legalidade e direitos dos cidadãos e matéria de prossecução do interesse público, sendo de ressaltar que é expressamente exigido aos eleitos locais “a observação escrupulosa das normas legais e regulamentares aplicáveis aos actos por si praticados ou pelos órgãos a que pertencem”, o vereador e cidadão Francisco Maurício será sempre merecedor que todos reconheçam, que vale a pena sempre lutar por aquilo que se considera justo e correcto, na defesa do interesse colectivo que reflecte a noção apurada de cidadania, e que estará assegurado a continuidade do combate sem tréguas, contra a lógica infernal dos instalados, que constituem os poderes ocultos, que se tem sobreposto e prejudicado seriamente os interesses públicos do concelho de Almeirim.
No momento em que já se iniciou, “a luta pelo poder autárquico”, num meio sofregamente amnésico onde o espaço para a memória e para o discernimento é facilmente “apagado”, embora nada nos possa surpreender, pois sabemos que a incompetência esconde sempre a incapacidade e a insegurança dos “instalados da politica autárquica”, a substituição do senhor professor Francisco Maurício, pelo senhor Engº  Nuno Miguel da Silva Pinhão Dâmaso Fazenda, garante com convicção, rigor e transparência os direitos constitucionais dos cidadãos e permite neste novo ciclo de gestão das Câmaras que se aproxima, com um sentido de dever cívico e de defesa do interesse publico municipal, com a liberdade de apresentar propostas, de expressar opiniões e não se deixar inibir, com a nossa força de termos valores, princípios e sabermos para onde queremos ir.
A politica, em especial a autárquica, tem que constituir uma actividade nobre e voluntarista, indispensável à vida democrática que precisa de ganhar novos protagonistas que só é possível através dos movimentos de cidadãos independentes que, deste modo podem dar o seu contributo para ampliar as opções da generalidade dos leitores locais como a única alternativa aos instalados no poder, que apenas estão interessados em garantir de qualquer modo os seus lugares, e que conduziram o nosso Município à sua actual situação, imputável à sua incapacidade de gestão, o que tem contribuído decisivamente para o atraso no desenvolvimento de Almeirim, como o verdadeiro embuste de inverdades e ilegalidades confirmadas pelos órgãos tutelares.
 Temos a obrigação e a responsabilidade de não virar as costas aos problemas e não disfarçar a existência dos mesmos, não desistiremos do rigor, da transparência e da legalidade na apresentação de propostas com as quais pretendemos defender o interesse dos cidadãos de Almeirim e combater os interesses instalados que tanto tem prejudicado a população de Almeirim – ALMEIRIM MERECE MAIS E MELHOR!

Vereador Francisco Maurício Suspende o Cargo–Eng.º Nuno Pinhão Fazenda assume.


Nuno Fazenda
Engº Nuno Pinhão Fazenda
(Vereador Municipal)

Francisco
Dr.Francisco Maurício
(Vereador Cessante)


Por motivos naturais e pessoais o nosso querido (sempre) Vereador Francisco Maurício, e no seguimento do discutido internamente, suspendeu o honroso e trabalhoso cargo de Vereador Municipal.
Segue-lhe o conterrâneo Eng.º Nuno Miguel da Silva Pinhão Dâmaso Fazenda, em quem depositamos igual empenho e competência e a quem garantimos a sempre necessária e indispensável cooperação.
Aos apoiantes do MICA e amantes da nossa terra e do nosso concelho, garantimos a empenhada e atenta representação nos órgãos municipais, onde, pela confiança depositada pelos eleitores nas últimas autárquicas, nos tornamos a 2ª força “política” no nosso concelho. A vossa representação não está nem nunca estará diminuída.
           Aquilino Fidalgo
(Líder da bancada do MICA na Assembleia)
Abaixo a mensagem de renúncia do Vereador Francisco Maurício na Reunião do Executivo de 4 de Junho de 2012
         Caros Colegas do Executivo da Câmara Municipal de Almeirim.

Em 29 de Maio de 2009 anunciei que seria candidato à Presidência da Autarquia.

A partir daí a azáfama foi constante, pois liderar a partir do zero um Grupo de Cidadãos Eleitores, candidato a todos os Órgãos Autárquicos do Concelho foi uma tarefa histórica e gigantesca, mas também altamente gratificante e enriquecedora.

No dia 11 de Outubro, os nossos concidadãos, não nos deram a confiança que julgávamos merecer ter. Democraticamente aceitámos os resultados e vimos cumprindo os mandatos para que fomos eleitos o melhor que nos deixam.


Hoje, exclusivamente por motivos que se prendem com a minha saúde que motivam a necessidade de mais descanso, venho comunicar que esta será a última reunião do Executivo onde estarei presente, dado que vou apresentar o pedido de suspensão do mandato, “sine-die”.


Serei legalmente substituído pelo Sr. Engenheiro Nuno Fazenda que, certamente não vai deixar esmorecer a confiança que os eleitores do Concelho em nós depositaram.

O engenheiro Nuno Fazenda é um jovem almeirinense com um currículo e uma competência notáveis que representará com a maior dignidade, competência, dedicação e respeito o Movimento Independente do Concelho de Almeirim.

Desejo-lhe as maiores felicidades.

Quero aproveitar para agradecer a todos os senhores autarcas democraticamente eleitos, no Executivo, na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia toda a colaboração prestada.

Agradeço reconhecidamente a todos os funcionários do Município toda a disponibilidade que tiveram para comigo ao longo dos últimos sete anos.

Agradeço a toda a comunicação social a forma, quase sempre justa, com que fui tratado.

As minhas posições sobre esta maioria são amplamente conhecidas, não é hora de as comentar.

Que me perdoem os partidos, mas suponho que um movimento de independentes será a única hipótese de desalojar do município as pessoas responsáveis por esta situação, completamente inexplicável para qualquer almeirinense decente.

Obrigado a todos os almeirinenses que no MICA confiaram e certamente vão continuar a confiar.
Com os meus melhores cumprimentos pessoais
Francisco Manuel Maurício do Rosário
(Professor de Matemática e Vereador da Câmara Municipal de Almeirim pelo MICA – Movimento Independente do Concelho de Almeirim.