O MICA2013 - Movimento Independente do Concelho de Almeirim é formado por um Grupo de Cidadãos Eleitores, que se constituiu para disputar as Eleições Autárquicas de 2009, nas quais obteve 11 mandatos nos diversos Órgãos Autárquicos, representando cerca de 20% da população do Concelho.

Em 2013 o MICA volta a apresentar um alternativa séria e totalmente independentes, a todos os órgãos municipais e de freguesias.

Este é o meio oficial de divulgação das nossas acções tanto a nível dos trabalhos desenvolvidos pelos eleitos nos diversos órgãos como de todas a actividades, iniciativas e comunicados inerentes à campanha eleitoral nas autárquicas de 2013

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ALMEIRIM - Juntos vamos mudar o nosso Concelho


ALMEIRIM PORQUE APARECEM NO MEIO POLITICO LOCAL OS MOVIMENTOS INDEPENDENTES?

Como todos sabem os Partidos gostam muito de falar de liberdade e democracia. Mas quando se trata de falar da liberdade de participação cívica, da liberdade de dar e ter opinião sobre a sociedade onde se vive, da liberdade das pessoas exprimirem o que sentem, a suas ideias, a sua visão, aí em todos os partidos “torcem as orelhas” e apelam logo a uma pretensa “filosofia política” daquilo a que chamam “disciplina partidária” numa recusa sistemática de ir ao encontro das pessoas e ouvir as suas propostas, necessidades e expectativas.
Entenda-se que a culpa não é da existência dos Partidos, mas das pessoas que, em cada núcleo partidário “ocupam essas estruturas partidárias”, pretensamente representativas e descentralizadas. É esta visão da política, de comportamentos e atitudes castradoras do desenvolvimento, das ideias e da participação cívica dos cidadãos que conduz e conduziu ao actual “lodaçal de comportamentos políticos no nosso Concelho”, e também não se reconhecendo nos partidos da oposição, nem dos instalados no poder, capacidade e querer para sair deste “atoleiro na vida politica” do nosso Município, sem rumo, sem visão de futuro, sem dinamismo e a perder qualidade e oportunidades essenciais para o progresso e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas no nosso Concelho – esta uma das causas principais para o aparecimento do Movimento Independente do Concelho de Almeirim-MICA, revelando a importância das pessoas, não só se interessarem pela vida pública, de acompanhar a governação autárquica, organizar a sua capacidade reivindicativa, mas também como forma de intervenção na tomada de decisão grandes opções políticas, que irão influenciar o nosso destino colectivo.
Uma segunda causa próxima tem sido a prática efectiva de incapacidade de reposição da legalidade e da exigência do regular funcionamento dos órgãos autárquicos, conducente ao exercício de participação democrática activa, por parte dos órgãos tutelares, que perante a desobediência qualificada e sistemática por parte do ainda presidente da câmara, tem permitido uma situação de “faroeste legal”, e de uma “impunidade abusiva” que nos obrigou na procura da concretização do interesse publico e do bem comum e na defesa dos interesses do Município, a procurar que tais comportamentos lesivos para o Concelho sejam escrutinados pelos eleitores, quando os mesmos teriam de ser objecto de intervenção dos órgãos tutelares e judiciais – completa descredibilização não só dos órgãos de tutela como da justiça.
Sabemos que vai ser muito difícil. Vai ser uma batalha muito dura. Mas nós acreditamos que, se já vencemos algumas situações que nos diziam “ impossíveis”, vamos vencer novos “ditos impossíveis”. Não por nós, todos nós temos outras coisas para fazer na vida, mas porque somos deste Concelho e porque nos confrange ver o tempo que se perde, o tempo que se perdeu, os danos irreparáveis que foram causados pela incapacidade de ter ideias, projectos e de tomar medidas em defesa do interesse do Concelho.
O Movimento Independente do Concelho de Almeirim MICA é um movimento independente, transversal e aberto a filiados ou não filiados em partidos políticos, que desenvolve a sua acção para o aperfeiçoamento da cidadania e para o revigoramento da sociedade civil, contribuindo activamente para melhorar a qualidade da democracia, está aberto a todos as cidadãs e cidadãos que se identifiquem com os seus objectivos e queiram participar nas suas actividades.
Todos nós sentimos que no Poder Autárquico o oportunismo, o compadrio, o uso da causa pública de forma indevida, associados à falta de transparência nas decisões tomadas, têm vindo a minar a credibilidade dos eleitos e a confiança que os eleitores neles depositaram, queremos e estamos convictos que SOMOS CAPAZES DE MUDAR ESSE ESTADO DE COISAS.
CHEGOU O MOMENTO DE TER ESPERANÇA – JUNTOS VAMOS MUDAR ALMEIRIM