O MICA2013 - Movimento Independente do Concelho de Almeirim é formado por um Grupo de Cidadãos Eleitores, que se constituiu para disputar as Eleições Autárquicas de 2009, nas quais obteve 11 mandatos nos diversos Órgãos Autárquicos, representando cerca de 20% da população do Concelho.

Em 2013 o MICA volta a apresentar um alternativa séria e totalmente independentes, a todos os órgãos municipais e de freguesias.

Este é o meio oficial de divulgação das nossas acções tanto a nível dos trabalhos desenvolvidos pelos eleitos nos diversos órgãos como de todas a actividades, iniciativas e comunicados inerentes à campanha eleitoral nas autárquicas de 2013

domingo, 11 de abril de 2010

Democracia em Almeirim!!

 

AquilinoFidalgo A grande mais-valia da Democracia é a participação livre e interessada na promoção da qualidade de vida da sociedade, de qualquer cidadão no uso dos seus direitos e até obrigações.

Ultimamente e já muito discutido nos media, assiste-se de forma pacifica e e talvez um pouco patética à ocupação de lugares de liderança por cidadãos, que em conversa de café se reconhece plena ausência de perfil, postura e formação para os cargos que ocupam e inevitavelmente para os salários que os contribuintes lhe pagam.

“O custo de não se participar na politica acaba por ser o prejuízo ,além gerações, de ser-mos governados pelos nossos inferiores”

Por outro lado diz-se com frequência que “não há maus políticos, estes apenas são o reflexo dos cidadãos que os elegem”.

A verdade é que para contrariar estas frases feitas deseja-se e é urgente a participação dos cidadãos na vida politica do nosso concelho. Com frequência ouvimos dizer “não quero nada coma politica”. A politica pode e dever ser uma actividade de maior importância para a vida em comunidade sendo que mais não é que gozar do direito que temos em opinar e interferir nas decisões que mais tarde ou mais cedo, de forma directa ou indirecta, acabam por afectar a nossa qualidade de vida e dos nossos descendentes.

A politica deve ser uma actividade bonita e apaixonante, partindo da obrigatoriedade do respeito pelos outros e pelos seus ideais, acreditando que mesmo os ideais opostos são isentos de interesse pessoais e por isso efémeros, redutores e mesquinhos, mas sim interesses colectivos e sustentáveis. É no combate de ideias e na sua discussão que assenta o desenvolvimento de uma sociedade. Nunca na anulação de ideias abafamento de incitativos e limitação participativa de quem que que seja.

Enquanto as reuniões de Câmara, Assembleias de Freguesia e Municipais continuarem sem presença de público (refiro que não gosto da palavra público embora seja este termo o utilizado para definir os cidadãos eleitores que tem todo o direito de participar e intervir nas assembleias), há uma grande amputação da qualidade da nossa Democracia e um grande “cheque-em-branco” passado em nome dos autarcas eleitos.

Desejando e apelando à participação do público nas Reuniões e Assembleias públicas, que aqui iremos divulgando, disponibilizamos aqui o regulamento ainda em vigor na Assembleia Municipal de Almeirim

Clique aqui para carregar o Regulamento