As Autarquias Locais são os órgãos que, devido à sua proximidade com a população,
mais facilmente podem criar condições para uma efetiva participação dos cidadãos.
Os problemas e desafios que hoje se colocam à juventude são cada vez mais complexos e diversificados. As questões ligadas ao emprego, educação, saúde, habitação, ocupação de tempos livres, ambiente e outras questões problemáticas relacionadas com a juventude exigem, cada vez mais, uma profunda análise e reflexão mas, também, criatividade e inovação para encontrar as melhores soluções.
Neste sentido, e nos termos da Lei nº 6/2012 de 10 de Fevereiro Pretende-se que seja um órgão que represente os jovens do Concelho de Almeirim e que dele surjam propostas que não só ajudem a dar resposta a variadas questões, mas também permitam criar condições para que os jovens intervenham e deem o seu contributo para o desenvolvimento do concelho, permitindo-lhes uma participação ativa, quer na resolução dos seus próprios problemas, quer na procura das soluções às suas legítimas aspirações.
Num sociedade cada vez mais envelhecida o jovens apresentam o encanto perdido pelos mais velhos, mas nem sempre acompanhado do devido reconhecimento pelas suas necessidades, problemas e incertezas nem tão pouco pelas suas capacidades
Escolhidos dentro dos inúmeros jovens que são referências na nossa sociedade, a Maria e o Miguel possuem a garra e tenacidade tão indispensáveis para o sucesso profissional e pessoal e possuem valores sociais e de camaradagem cada vez mais negligenciados. Paralelamente apresentam curricula exemplares que são uma esperança para futuro de um concelho e de uma nação que se desejam prósperos.
O Conselho Municipal da Juventude, uma disposição legal nunca cumprida pelos autarca, até aqui eleitos, será que ser uma realidade! não só para o cumprimento da lei como principalmente pelas mais valias inerente para os jovens mas também para um executivo que se deseja responsável, justo e humilde – Só os jovens sabem expor as suas opiniões sobre as propostas e deliberações autárquicas sobre os assuntos que directamente lhes interessam e sobre todos os outros importantes para a sociedade onde os jovens anseiam por participar.
A Maria e Miguel serão certamente, não abdicando da participação de todos os que se mostrem interessados, pilares essenciais para a constituição legal do Conselho Municipal da Juventude de Almeirim.