O MICA2013 - Movimento Independente do Concelho de Almeirim é formado por um Grupo de Cidadãos Eleitores, que se constituiu para disputar as Eleições Autárquicas de 2009, nas quais obteve 11 mandatos nos diversos Órgãos Autárquicos, representando cerca de 20% da população do Concelho.

Em 2013 o MICA volta a apresentar um alternativa séria e totalmente independentes, a todos os órgãos municipais e de freguesias.

Este é o meio oficial de divulgação das nossas acções tanto a nível dos trabalhos desenvolvidos pelos eleitos nos diversos órgãos como de todas a actividades, iniciativas e comunicados inerentes à campanha eleitoral nas autárquicas de 2013

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ALMEIRIM – AUMENTO DO IRS PARA OS CONTRIBUINTES EM 2012

Como todos sabemos os cidadãos atribuem muita importância aos presidentes de câmara, nem sequer reconhecem os vereadores e não ligam, mesmo nada, nem sequer muito pouca à oposição, ignoram a importância da oposição quer pela apresentação de alternativas ao poder como de alternativas políticas. A inexistência de uma oposição forte, credível e alternativa tem como consequência a perda de qualidade da democracia. Isto tanto vale para  os governos do País como dos Municípios  que deste modo tendem a ser incompetentes e autoritários e a oposição deixa de se pertencer aos políticos da oposição para passar a ser protagonizada por grupos corporativos e instalados na defesa dos do seus interesses particulares.


ALMEIRIM – AUMENTO DO IRS PARA OS CONTRIBUINTES EM 2012

Não podemos entender, nem apoiar o alcance da proposta de aumento do IRS para 2012 para todos os contribuintes do concelho de Almeirim, que foi apresentada pelo presidente da câmara, aprovada na reunião de câmara, pelos vereadores eleitos pelo PS, e da assembleia municipal pelos eleitos pelo PS. Ao revogarem o beneficio que estava em vigor, provocaram um aumento desta contribuição do IRS em 25%, passando a transferência para a Câmara de 4% para 5% de participação no I.R.S. para a Câmara Municipal e aumentando a carga fiscal da grande maioria dos contribuintes no Concelho de Almeirim que terão que pagar um aumento, em média,  no seu IRS entre 4% e  5% em 2012 .
 
Será que estes “políticos do nosso concelho, não sabem que o I.R.S. é um imposto que atinge directamente as famílias e atinge o seu orçamento já por si debilitado?

Desde sempre é nosso dever e sempre temos  pugnado pela  aplicação de políticas  sociais e de apoio, tentando minimizar o agravamento do  custo de vida dos cidadãos do concelho de Almeirim. O aumento do I.R.S. agora proposto para 5%, demonstra inequivocamente um total alheamento e indiferença para os  problemas económicos dos cidadãos  agora  agravados com a crise instalada no País.
Perante o exposto, consideramos, que o  agravamento do imposto do I.R.S. proposto, deveria ter  merecido uma maior reflexão e ter incidência directa nas despesas do Orçamento Municipal para 2012, sendo este agravamento injusto, prejudicial para a economia familiar e injustificado  tendo em conta que a câmara não apresentou nem aplicou nenhuma medida de redução de despesas, mas não se inibe de mais uma vez “castigar” as pessoas contribuintes e que trabalham e vivem no Concelho de Almeirim.