Multas a dirigentes públicos disparam 84%
Em 2009, foram 202 os dirigentes e gestores públicos punidos, segundo o Tribunal de Contas. Infracções com dinheiros dão multas até 15.300 euros.
No ano passado, 202 dirigentes e gestores públicos, entre os quais, autarcas, foram multados por infracções relacionadas com dinheiros públicos e sete tiveram de repor verbas que tinham gasto indevidamente. O montante total pago em multas e reposições ascendeu a 345,9 mil euros, ou seja mais 91,5% do que o registado em 2008, revelam os relatórios de actividades do Tribunal de Contas dos dois anos.
Este aumento pode estar relacionado com o facto de 2009 ter sido um ano de eleições legislativas e autárquicas, e por isso, um ano de maior exposição mediática dos dirigentes e gestores públicos bem como dos autarcas, nomeadamente no que toca a questões de dinheiros públicos. Facto que leva a uma efectiva regularização das situações, apurou o Diário Económico.
Aliás, uma leitura sobre os acórdãos e sentenças publicadas em 2009 permite verificar que uma boa parte das infracções foram cometidas por presidentes de câmara e vereadores autárquicos.
Retirado de: http://economico.sapo.pt/noticias/multas-a-dirigentes-publicos-disparam-84_97137.html